Barbeiro é uma das profissões mais antigas do mundo, sendo que a navalha já era usada no Egito em 3500 a.C.. A Grécia antiga importou da Macedônia o costume de raspar a barba. A barbearia chegou a Roma em 296 a.C. e logo se tornou popular, tanto que a primeira barba feita de um jovem era considerada um ritual de passagem. Historicamente, as barbearias sempre foram consideradas um lugar de encontros sociais, divulgação de notícias, fofocas e debates.

No Brasil, mesmo com o declínio do número de barbearias tradicionais nos grandes centros, algumas resistem ao tempo, atendendo muitas vezes até três gerações da mesma família e mantém a mesma técnica artesanal de fazer a barba. Existem as mais novas que surgem com o espírito retrô, decoradas com mobiliário antigo e que mantém viva a tradição

Em 2007 aconteceu a estréia de "Mad Men", seriado americano ambientado em uma agência de propaganda fictícia do começo dos anos 1960. No Brasil, está no ar pelo canal HBO a quarta temporada. A história gira em torno da vida do publicitário Don Draper, interpretado por John Hamm, e mostra as mudanças de comportamento da América na época. Ganhou o status de seriado "cult" tanto pelo roteiro, quanto pelo cuidado com os cenários, figurinos e objetos de cena. Aclamada pela crítica, faturou treze Emmy e quatro Globos de Ouro.

O sucesso da série inspirou coleções tanto masculinas quanto femininas ao redor do mundo e trouxe de vários elementos que estavam em desuso, como o lenço no paletó, a gravata borboleta, o suspensório, entre outros. Como se passa numa época anterior a da preocupação excessiva com a aparência, mostra de forma mais natural como o homem pode estar elegante sem grandes exageros. Em resumo, roupas bem cortadas, atenção aos detalhes, corte de cabelos simples, barba bem feita.

A partir desta onda saudosista, começaram a surgir em Nova Iorque e Londres várias barbearias com cara de antigas, especializadas em cortes de cabelos das décadas de 50 e 60 e fazer barba com direito a navalha e toalhas quentes. No Brasil, estão virando moda em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Vitória.

"A clientela é formada por jovens modernos que procuram cortes de cabelo clássicos com a lateral batida, bem militar como os da década de 40 ou com o topete clássico, tipo "rockabilly" da década de 50. Homens de 30 a 60 anos que trabalham em lugares mais formais e precisam estar sempre com a barba bem feita".

Toalha quente, a música, o ambiente, tudo vai te levando para outra época, a gente vai relaxando e é muito bom. A barba fica perfeita, muito diferente de quando fazemos em casa, pois sempre sobram alguns pelos aqui e ali.

Numa época tecnológica, onde tudo é feito de maneira instantânea, reservar um momento para que os outros cuidem de você, não é só nostalgia. É um raro prazer, que deve ser aproveitado cada minuto. As mulheres sabem disso há décadas. Nós já soubemos, mas esquecemos. Hora de relembrar!

Saiba sobre esta e outras dicas; venha conhecer a BeerBearia!

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